Próstata
Sintomas da Próstata
A próstata pode provocar inúmeros sintomas “queixas”. Estes sintomas, no entanto, não são específicos da próstata, ou seja, não são provocados exclusivamente por este órgão.
Podem ser provocados por outras causas de obstrução à saída da urina da bexiga, por doenças da uretra ou da bexiga, ou mesmo por doenças que não têm aparentemente nada a ver com o aparelho urinário, por exemplo doenças metabólicas (como a Diabetes) ou neurológicas (doença de Parkinson, AVC, lesões da medula, esclerose múltipla, entre muitas outras).
Todas estas doenças podem provocar queixas iguais ou muito parecidas às que a próstata provoca. Por isso, nem sempre é fácil saber se um determinado sintoma é provocado pela próstata ou por uma destas doenças.
Por outro lado, os “sintomas da próstata” não são específicos de doenças benignas ou malignas. Assim, um mesmo sintoma pode traduzir um aumento benigno do volume da próstata, mas pode também ser provocado por um cancro deste órgão.
Para complicar um pouco mais a questão, doenças graves da próstata (como o cancro da próstata ou um aumento benigno com complicações graves) podem evoluir silenciosamente, isto é, sem se manifestarem clinicamente, sem provocarem quaisquer queixas.
Em fases precoces, quer do cancro quer do aumento benigno, a grande maioria dos doentes não têm quaisquer queixas.
Se um homem apresenta sintomas urinários, a causa dessas queixas tem de se investigada: tanto podem ser desencadeadas por um “simples” aumento benigno da próstata, como serem provocadas por um cancro deste órgão, um estreitamento, um aperto, da uretra ou por qualquer outra causa.
Sintomas do aparelho urinário:
Sintomas de Esvaziamento - Diminuição da força e calibre do jacto - Atraso no início da micção - Micção prolongada - Jacto interrompido ou em dois tempos - Necessidade de contração abdominal para urinar (“esforço” miccional) - Retenção urinária - Incontinência (por “regurgitação”).
Sintomas de Enchimento - Imperiosidade miccional (necessidade súbita de urinar) - Aumento da frequência das micções. Aumento do número de micções durante a noite e Incontinência.
Sintomas Pós-Miccionais - Sensação de esvaziamento vesical incompleto do tipo gotejo terminal.
Presença de sangue na urina (hematúria)
É geralmente uma manifestação fases mais avançadas da doença. Pode ser visível (macroscópica) ou apenas microscópica, detetável apenas em análises realizadas à urina.
Pode associar-se à presença de coágulos na urina. Habitualmente é indolor. Pode no entanto associar-se a infeções urinárias (também uma das complicações ou consequências de doenças da próstata).
Neste caso, ocorre ardor a urinar, aumento da frequência das micções, desconforto na zona abaixo do umbigo (hipogástrica ou supra-púbica).
Pedras “cálculos” na bexiga, com ou sem sangue na urina
O aparecimento de sangue na urina pode ser também consequência da existência de pedras na bexiga. É possível, no entanto, existirem pedras na bexiga e não se observar sangue na urina.
Estas podem não se manifestar ou provocar sintomas semelhantes ao “simples” aumento da próstata – por exemplo, ardor ao urinar, aumento da frequência das micções, urina turva, de cheiro mais intenso.
Queixas de infeção urinária ou prostatite
Nestas situações há um aumento da frequência da micções, geralmente um forte ardor a urinar, sensação de não esvaziar a bexiga e de a bexiga “estar sempre cheia” (o doente sente uma vontade muito intensa de urinar e depois parece que apenas “sai” uma pequena quantidade de urina para a vontade que tinha).
Por vezes, surgem dores mais intensas abaixo do umbigo (região supra-púbica, ou hipogástrica) ou na zona entre os testículos e o ânus (zona perineal) e febre.
Estes dois últimos sintomas sugerem que podemos estar em presença de uma prostatite.
HBP Assintomática
A hiperplasia benigna da próstata ou HBP corresponde ao aumento benigno do tamanho da próstata, que pode dificultar a micção. Trata-se da doença prostática mais frequente, atingindo predominantemente homens com mais de 45-50 anos.
A HBP pode evoluir raramente de uma forma quase assintomática (silenciosa). Nestes casos, por vezes, a primeira manifestação da doença é uma complicação grave, por exemplo, alteração da função dos rins (insuficiência renal, provocada pela obstrução crónica) ou incapacidade de urinar (retenção urinária aguda).
Todo homem, com ou sem HBP, deve fazer exame periódico da próstata (toque retal) e dosagem de PSA, a partir dos 45 anos, principalmente aqueles que tem história familiar (parentes) com câncer de próstata ou de mama.