Artrite e Artrose

 

Artrite e a Artrose são duas doenças diferentes mas que frequentemente se encontram juntas, principalmente com o avançar da idade.

 

Basicamente, a diferença entre osteoartrite, nome correto da artrose, e artrite reumatoide é que a primeira acomete pessoas de idade mais avançada enquanto a segunda pode ocorrer em todas as idades e sua incidência é maior no sexo feminino.

 

A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso denomina-se poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude.

 

Artrite e artrose fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite.

 

Existem artrites traumáticas provocadas por acidentes ou torções, metabólicas como as da gota, por exemplo, mais frequentes no sexo masculino do que no feminino, artrites infeciosas causadas por bactérias etc.

 

A artrose é um processo degenerativo de desgaste da cartilagem, que afeta sobretudo as articulações que suportam peso ou as que fazem movimentos em excesso.

 

Todas as articulações podem ser envolvidas pela artrose. Contudo, as ancas, os joelhos, os pés e a coluna (articulações de carga) e os ombros, são de longe as mais vulgarmente atingidas, devido ao esforço a que são sujeitas. Uma forma relativamente comum e particular, atinge predominantemente as articulações mais distais dos dedos das mãos. Esta forma é das mais frequentes em mulheres após a menopausa. As articulações dos polegares são também afetadas com bastante frequência, particularmente em donas de casa e noutras profissões com uso intensivo do polegar.

 

Esta doença vincula-se ao envelhecimento das articulações, ligado ao passar do tempo. Inicia-se, em geral, a partir dos 40 ou 45 anos. Porém, também pode aparecer de forma precoce como consequência de traumatismos ou problemas congênitos que afetem a articulação.

 

É verdade que não se dispõe de cura para esta doença, mas com a ajuda dos doentes e o recurso criterioso aos meios de tratamento disponíveis, o especialista pode dar uma ajuda decisiva para a melhoria do estado funcional dos doentes e da sua qualidade de vida.

 

O tratamento para artrite e artrose pode incluir a toma de medicamentos, sessões de fisioterapia, emagrecimento, prática regular de exercícios físicos, infiltrações de corticoides na articulação e em último caso, cirurgia para remoção dos tecidos lesionados ou colocação de uma prótese articular.

 

O tratamento eleito vai depender de alguns fatores como idade, situação financeira, grau de comprometimento da articulação e o tipo de atividade que o indivíduo pratica no seu dia a dia.

 

Um programa de exercício físico diário é fundamental no controlo da artrose. Sem ele, as articulações tendem a ficar mais dolorosas e rígidas, os ossos menos flexíveis, os músculos mais debilitados e a situação do doente agrava-se progressivamente. O programa de exercícios deve ser adaptado a cada caso particular. A prática diária de 10 minutos de bicicleta estática, em regime de “ roda livre “, proporciona benefício consistente na artrose do joelho. A marcha em piscina de água tépida idem.

 

Aplicações de calor e frio são formas eficazes de diminuir a dor e a rigidez, ainda que temporariamente. Um banho quente pela manhã poderá melhorar significativamente o sofrimento e a rigidez matinal. Existem formas muito variadas de aplicar calor em áreas articulares dolorosas, no entanto as que recorrem a meios elétrico-fisiátricos ou relacionados, devem ser interditas. A aplicação de frio ajuda a diminuir a sensibilidade local e a reduzir a inflamação e o derrame interarticular muitas vezes associado.

 

Controlo de peso constitui uma atitude da maior importância, já que o peso excessivo determina um esforço adicional para as articulações de carga atingidas.

 

Nahrin selecionou substâncias naturais capazes de retardar ou mesmo pararem, a evolução da artrose e que encerram grande esperança, de virem a desempenhar um papel decisivo na melhoria dos doentes artrósicos e mesmo na prevenção do agravamento da destruição articular e suas consequências.

 

 

Contacto

Para mais informação contacte-me, telem. 919489670, ou envie o formulário preenchido. Não encomende por impulso.