Cistite
A cistite é uma inflamação na bexiga, normalmente causada por infeção de bactérias naturais da flora intestinal.
Alguns dos fatores que podem levar à proliferação de bactérias no trato urinário, incluem má higienização de partes íntimas, má formação do aparelho urinário, constipação, uso de diafragmas e fatores que possam retardar o fluxo urinário, como pedras nos rins.
Nas mulheres, o risco de desenvolver cistite é relativamente alto, sobretudo na menopausa. Além disso, diferenças anatômicas do trato urinário feminino (como uretra mais curta que nos homens) propiciam a proliferação bacteriana, causando a doença.
O principal sintoma costuma ser dor (que pode ser mais localizada abaixo do ventre), ardência ao urinar ou aumento da frequência de micção.
Também pode haver a ocorrência de febre, em geral baixa, ou dor lombar.
A dor leva a pessoa a interromper a emissão de urina logo nos primeiros jatos. Como a bexiga não é esvaziada, em pouco tempo a vontade de urinar reaparece.
Além disso, a bexiga inflamada e irritada tem um limiar de sensibilidade mais baixo, provocando vontade de urinar com quantidades menores de urina.
O tratamento baseia-se na eliminação da infeção bacteriana pelo uso de antibióticos. Além disso, o médico pode prescrever medicamentos para controlar a dor e outros sintomas, como anti-inflamatórios e antiespasmódicos.
Algumas plantas medicinais também podem ser indicadas para o tratamento como o arando-vermelho, bétula, cavalinha, e o cramberry.