Mácula
Desde criança que ouço dizer que a cenoura faz bem para a vista.
Pois bem, a substância perdeu o posto de menina-dos-olhos dos oftalmologistas para outro nutriente – a Luteína.
O que é a Mácula?
O olho tem a forma de uma bola. Mesmo por detrás da pupila está a lente que foca a luz na retina situada na parte detrás do olho. A retina consiste num tecido delicado que converte a luz em imagens, e envia-as para o cérebro. A mácula é uma pequena área ao centro da retina.
A mácula é muito importante e é responsável pelo que vemos mesmo à frente de nós, permitindo-nos ver os pequenos detalhes em atividades como ler e escrever, ou mesmo a capacidade em ver as cores.
Por vezes as células delicadas da mácula "estragam-se" e deixam de trabalhar, e existem tantas causas que podem causar esta doença.
Existem 2 tipos de degeneração macular, normalmente referidas como "seco" e "molhado".
A degeneração macular envolve, frequentemente, os dois olhos. No entanto, um dos olhos pode ser afetado primeiro que o outro. O que dificulta a deteção da doença, já que o olho que ainda não está afetado compensa a perda de visão do outro olho.
A degeneração macular não é dolorosa e quase nunca conduz à cegueira total. É a causa mais comum em populações com idades superiores a 60 anos, mas raramente conduz à cegueira total porque só afeta a visão central.
Nos estádios mais recentes, a visão central pode estar manchada ou distorcida, os objetos são captados num tamanho ou forma anormal, e as linhas retas são captadas às ondas.
A sensibilidade à luz pode ser muito grande ou ver luzes, formas e cores que na realidade não existem. Facto este, que pode ser bastante desconfortável para o indivíduo.
Como a degeneração macular afeta o centro da retina, os indivíduos que apresentam um estádio avançado da doença, a maior parte das vezes, denotam a existência de manchas brancas ou pontos pretos na parte central da sua visão. O que torna muito difícil a leitura, a escrita e o reconhecimento de pequenos objetos.
Se o tipo de degeneração é da forma "molhada", certos problemas na mácula podem ser tratados por laser. Serão colocadas lentes especiais no olho que irão focar o laser na parte da retina que precisa de tratamento.
Infelizmente a degeneração do tipo "seco" não pode ser tratado por laser.
Estou perfeitamente consciente que o seu médico oftalmologista se lhe diagnosticar um problema de Mácula de forma degenerativa ou mesmo de forma preventiva, recomendará como nutriente principal para o tratamento a Luteína.