Obstipação

 
A obstipação é também chamada de prisão de ventre.
 
Uma grande percentagem de pessoas vê-se afectada pela prisão-de-ventre que pode ter várias causas.
 
 Um estilo de vida sedentário, ansiedade, depressão, uma dieta pobre em fibras, má hidratação… Ser mulher pode também implicar tendência para sofrer de prisão-de-ventre, principalmente ocasional, devido às influências das questões hormonais, também implicadas na retenção de líquidos, gravidez, tendência a ter um estilo de vida em geral sedentário, e predisposição para apresentar quadros clínicos de ansiedade e depressão. 
 
Do ponto de vista clínico, só se considera obstipação quando o doente apenas vai ao quarto de banho menos do que 3 vezes por semana, quando faz um grande esforço para evacuar, quando fica com a sensação de evacuação incompleta, e quando as fezes são duras, secas e escassas.
 
Mas à margem da obstipação crónica, também se pode sofrer de prisão de ventre ocasional. Neste caso, a prescrição de uma dieta rica em fibras, em que a ingestão de água seja de seis a oito copos por dia, e praticar exercício regularmente costuma ser o conselho dos especialistas.
 
Sabe-se que os padrões de defecção considerados normais são diferentes de pessoa para pessoa; por exemplo, há quem necessite de ir à casa de banho mais de uma vez ao dia enquanto há quem o faça unicamente de dois em dois dias. 
 
A defecção normal não deve ser dolorosa e a evacuação das fezes não deve ser difícil.
 
 
Incluir frutas frescas (ameixas, quivis, frutos vermelhos) e desidratadas (figos, ameixas, tâmaras), frutos secos (nozes, avelãs, etc.) e produtos hortícolas na sua alimentação diária. 
 
Não esquecer que a sopa é um óptimo fornecedor quer de fibras quer de água, mas que os outros alimentos devem ser sempre acompanhados por quantidades adequadas de água.
 
Quero aqui referir que há muita tendência para se recorrer a laxantes "por dá cá aquela palha".
 
Muitos laxantes estimulam a actividade intestinal mas só se podem utilizar pontualmente e sob prescrição médica, uma vez que usados durante grandes períodos de tempo levarão a uma habituação que não deixará que o intestino volte a funcionar sozinho.
 
Assim, Swissnahrin aconselha pela sua combinação justa e equilibrada dos seus ingredientes naturais a toma do Daily para uma regularidade intestinal.
 
Por isso, antes de tudo o resto, experimente uma dieta equilibrada em fibras e água juntamente com um pouco de exercício físico diário.